Educação


O rápido aumento na população exigiu um investimento considerável na educação. Os EAU oferecem atualmente uma educação abrangente a todos os estudantes, de ambos os sexos, desde o pré-primário até a universidade, e o ensino para todos os cidadãos nacionais é oferecido gratuitamente em todos os níveis. Existe também um vasto setor de ensino privado e milhares de estudantes continuam os seus estudos universitários no exterior, pagos pelo governo.

Muito foi alcançado desde o início da década de 70, mas estão sendo desenvolvidos esforços para melhorar o ambiente educacional para todos os alunos, de acordo com uma reavaliação do papel do governo. O Conselho da Educação de Abu Dhabi (ADEC), em particular, está impulsionando a privatização do setor da educação em Abu Dhabi.

A Universidade dos Emirados Árabes Unidos (UAEU) situada em Al Ain, é o estabelecimento de ensino superior mais bem conceituado do país. (http://www.uaeu.ac.ae). Estabelecimentos mais novos, tais como a Universidade Zayed (ZU), (http://www.zu.ac.ae) com cidades universitárias em Abu Dhabi e em Dubai, foram estabelecidos em 1998 pelo Governo Federal para educar as jovens locais e prepará-las para uma participação ativa na sociedade. Os Institutos Superiores de Tecnologia (HCT) (http://www.hct.ac.ae), por outro lado, oferecem uma educação de vertente mais técnica em 12 estabelecimentos bem equipados, espalhados pelos Emirados Árabes Unidos. Os HCT, em conjunto com o seu braço comercial, o Centro de Excelência para a Investigação Aplicada e a Formação (CERT), orgulham-se de responder rápida e eficazmente às necessidades correntes do local de trabalho regional e internacional.

Estabelecimentos privados notáveis incluem as Universidades Americanas de Sharjah e de Dubai, a Universidade Britânica em Dubai, a Universidade de Sharjah e a Universidade da Ciência e Tecnologia de Ajman. Recém-chegados ao mercado educacional incluem a Universidade de Abu Dhabi, a Universidade de Al Hosn em Abu Dhabi, um Departamento da Sorbonne em Abu Dhabi, Universidade de Nova York em Abu Dhabi (outono de 2010).

Dubai está desenvolvendo um complexo multi-universitário de 2,33 milhões de metros quadrados a Universidade do Conhecimento de Dubai (DKU), no coração da 'Cidade Universitária'. Os EAU têm também vários centros educacionais profissionalizantes e técnicos para os que pretendem uma formação prática.

Na verdade, agora que a infra-estrutura educacional está montada, o importante é assegurar que a juventude do país esteja pronta para enfrentar os desafios do emprego no século XXI. Além disso, para assegurar a existência de empregos suficientes para todos os graduados que vão se formando, o governo estimula a ‘emiratização’ da mão-de-obra, especialmente no setor privado, onde os cidadãos dos EAU representam uma pequeníssima percentagem da mão-de-obra total.

Para maiores detalhes sobre o sistema educacional nos EAU, acesse:

http://www.uaeinteract.com/students
http://www.moe.gov.ae