A R T E

Os Emirados não são imediatamente associados por sua excelência no mundo das artes. Entretanto, são as mulheres quem estão rapidamente deixando suas marcas no cenário internacional.

Individualmente cada emirado vem promovendo suas atividades artísticas incentivando novos talentos. Em particular, Sharjah nos seus esforços culturais abriu a primeira galeria nacional dedicada à arte nos Emirados. A data mais importante no calendário artístico dos Emirados é a Bienal de Are de Sharjah onde artistas do Golfo, do Oriente Médio, entre outros são convidados a Sharjah para expor sua arte.

Abu Dhabi também é um emirado bastante ativo em arte como a Fundação Cultural de Abu Dhabi que proporciona excelentes atividades artísticas. A fundação promove arte e artistas para criação e exposição e se tornou um recurso fantástico para promoção e incentivo a arte e conhecimento em todas as suas formas. Abu Dhabi anunciou recentemente o desenvolvimento da Ilha Saadiyat como a Ilha da Arte. Este novo desenvolvimento inclui os museus do Guggenheim e do Louvre, assim como um centro para galerias de arte, teatros, óperas, concertos musicais, entre outros.

Em adição aos museus, o distrito cultural da ilha Saadiyat terá o Museu Nacional Sheikh Zayed – um museu dedicado à história e tradições de Abu Dhabi e à lenda de seu governante mais admirado Sua Excelência Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, quem foi o primeiro Presidente dos Emirados Árabes Unidos e frequentemente mencionado como o ‘Pai da Nação’. O museu pagará tributo ao povo emirati que deixou uma rica herança cultural.

A abertura do distrito cultural da ilha Saadiyat está prevista para 2012.