C U L T U R A

A cultura dos Emirados Árabes Unidos se desenvolveu rapidamente em paralelo com todas as outras áreas desenvolvidas no país. Dentro de duas décadas, os Emirados se firmaram em pé de igualdade com muitas nações desenvolvidas ou mesmo ultrapassaram algumas já estabelecidas. Como em qualquer outro lugar do mundo, mudanças políticas, econômicas e sociais influenciaram mudanças culturais que tiveram um grande impacto em sua evolução e transição de uma fase para outra.

Os Emirados Árabes Unidos têm uma herança cultural muito rica, fortemente influenciada pelas pessoas do deserto e do oásis, sobreviventes em um dos climas mais ásperos do planeta. Não existe dúvida quanto a isso, o deserto com suas limitações, vegetação, animais, costumes, tradições e todas as outras características constituiu uma parte fundamental da cultura emirati.

Com a chegada da riqueza do petróleo, a criatividade intelectual e literária se desenvolveu juntamente com a economia. O desenvolvimento econômico levou à disseminação da educação pelo país e à atração de talentos ocidentais e árabes, proporcionando à população o acesso a uma educação moderna.

Isso levou a transformações sociais, rapidamente seguidas por uma convergência de culturas e sua mistura, tornando-se um fator direcionador da manifestação da criatividade artística e literária. Essa rápida transformação foi ajudada pelo surgimento da indústria de publicidade para complementar e registrar o nascimento das artes e literatura, o que constituiu alguns dos elementos mais importantes da cultura emirati, juntamente com a história, herança, língua árabe, tradições e costumes.

Estes elementos iniciaram um grande renascimento cultural, uma nova e mais sofisticada fase cultural e educacional, da qual os emiratis se beneficiaram com grande interesse e criatividade. Além disso, os homens não estavam mais sozinhos no cenário cultural. As mulheres logo se uniram e passaram a fazer parte do mesmo com seu intelecto e trabalho literário. A contribuição feminina foi tão distinta que rapidamente as mulheres ocuparam uma posição de destaque na lista de famosos, autores, poetas, artistas, sem precisar esperar muito tempo, como é o caso em outros países e culturas.

Alguns aspectos da cultura dos Emirados Árabes podem ser vivenciados visitando-se lugares ainda preferidos pelo povo emirati como os portos de pesca e mercados pesqueiros, barcos-estaleiro, centros de falcoaria, mercados de ouro, mercados de especiarias. Visitantes podem experimentar a vida no deserto através de passeios organizados em jipes 4x4, camelos e cavalos. Uma noite estrelada no deserto pode se tornar uma experiência inesquecível nos Emirados.

Ao longo do ano outros eventos (exposições, peças teatrais, eventos esportivos, palestras) são organizados por diferentes instituições, como o Emirates Heritage Club, corridas de barco, corridas de camelos e outras atividades que encorajam o interesse pela cultura dos Emirados.