E S P O R T E

Os EAU já se encontram realmente bem estabelecidos na cena desportiva internacional, realizando muitos dos principais eventos mundiais numa vasta gama de esportes, desde as corridas de cavalos e de camelos às corridas de automóvel, golfe, tênis, futebol, râguebi, críquete, vela, corridas de barco. Estes eventos não só atraem grandes números de competidores e entusiastas do esporte, como também são palco para admirar alguns dos mais notáveis desportistas nacionais em ação.

Além dos eventos do circuito internacional, os EAU têm um saudável ambiente desportivo próprio e a comunidade local participa numa grande variedade de clubes e estabelecimentos desportivos. Os sete emirados competem com regularidade em ligas e taças nacionais, numa multiplicidade de esportes controlados por organismos regulamentadores especializados. Instalações desportivas de topo permitem prosseguir as atividades ao longo de todo o inverno.

Os esportes desempenham um papel cada vez mais importante nos esforços dos EAU para desenvolver o turismo. A maioria dos hotéis tem excelentes instalações, e muitos estão também sendo melhorados e novas instalações construídas. Clubes de golfe com campos perfeitamente mantidos e facilidades eqüestres de classe mundial são apenas duas das atividades mais populares junto aos visitantes.

Com o Golfo Pérsico ao ocidente e o Oceano Índico a leste, os EAU são também particularmente magnéticos para os fãs dos esportes aquáticos. Os emirados da costa do Golfo são abençoados com longas extensões de praia de areia fina onde se praticam esportes como vela, jet ski, surf, natação e kitesurf. O snorkel e o mergulho são também imensamente populares e a costa leste dos EAU é rica em peixes exóticos e corais. Locais populares incluem a Ilha Snoopy e a área ao norte de Dibba.

Tanto os residentes quanto os visitantes podem aproveitar ao máximo os muitos parques e espaços de lazer, nos quais os desafios de futebol, basquetebol e críquete são um passatempo favorito, enquanto que o deserto e as áreas montanhosas fora das principais cidades proporcionam o terreno irregular e escarpado para modalidades com mais aventura. É extremamente difícil mencionar um esporte que não seja apreciado nos EAU, pois há sempre novos centros, clubes e associações por toda a região.
Como em qualquer outro país, os Emirados têm uma paixão por futebol. O UAE FA foi estabelecido em 1971 e desde então tem dedicado seu tempo em promover jogos, organizar programas juvenis e melhorar a capacidade e habilidade não só de seus jogadores como também de técnicos e afins envolvidos em times regionais e nacionais. Criquete é outra paixão nacional. Eventos são organizados em todo país e um novo estádio foi construído em Dubai para esse propósito, o Zayed International Cricket Stadium.

A Tennis Emirates, organização responsável pela regulamentação do esporte no país, tem planos de realizar campeonatos de tênis pelo país com o intuito de encontrar novos talentos, como o campeonato de tênis anual de Abu Dhabi.As corridas de camelo são uma grande atração turística nos meses de inverno, assim como as corridas de cavalo, com cavalos árabes puro-sangue. O evento mais conhecido é o Dubai International Racing Carnival.

As corridas de automóvel ganham mais destaque no calendário esportivo dos Emirados, especialmente, a F1, com o novo autódromo de Abu Dhabi, inaugurado em 2009, o Etihad Airways Abu Dhabi Grand Prix

Links:

CONHEÇA ABU DHABI
RADIO ABU DHABI ONLINE

HINO NACIONAL UAE
DUBAI
SHARJAH