N E G Ó C I O S

Os Emirados Árabes estão localizados no centro de uma região geográfica estratégica onde comércio e diferentes culturas coexistem, e interagem por mais de 100 anos.

Atualmente, os Emirados têm uma das economias mais abertas e dinâmicas do mundo. Não existem restrições quanto à transferência de lucros ou à repatriação de capitais. Não existem impostos sobre empresas ou indivíduos. A moeda, Dirham, é estável, segura e atrelada ao dólar americano. Impostos de importação são baixos (5%) ou inexistentes no caso das Zonas Francas. Os custos de mão-de-obra são bastante competitivos. Além disso, o risco financeiro é mínimo (credit rating conforme Moody’s é Aa3). Estes fatores, aliados a uma localização estratégica e acessível para os principais mercados regionais, à uma infra-estrutura excelente e viável; e à um ambiente de trabalho extremamente agradável e seguro, fazem dos Emirados um lugar ideal para os negócios.

Não admira, pois que os EAU figurem numa posição de primazia na lista dos países do Médio Oriente e do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) considerado o mais atrativo para os investimentos estrangeiros diretos (IED), conseguindo 60 por cento dos fluxos de IED para a região durante o ano de 2006.


MÉTODOS DE NEGÓCIOS

Os EAU são uma sociedade altamente cosmopolita, com um bom nível acadêmico e conhecedora dos métodos e meios de conduzir negócios a nível mundial. Contudo, existem alguns pormenores que os iniciantes no ambiente comercial árabe devem ter em mente.

Aqui, mais do que em qualquer outro lado, os negócios são conduzidos com base nas relações pessoais e na confiança mútua. É, pois de importância vital consolidar estes aspectos.

As boas maneiras e a cortesia são atributos apreciados. No entanto, embora aconselhemos que se chegue sempre na hora para uma reunião, a pontualidade não é considerada uma virtude e é possível que o deixem a espera. Faça tempo para tomar um café, chá ou refresco, que serão normalmente oferecidos, e estabeleça as relações que o colocarão numa posição favorável. Não se incomode se a sua reunião for interrompida por outros convidados ou por conversas telefônicas.

A hospitalidade é um modo de vida no mundo árabe e os negócios são freqüentemente conduzidos no decurso de um almoço ou jantar – quase certamente num hotel ou restaurante. É também considerado educado retribuir o convite.


HORAS DE EXPEDIENTE

O fim-de-semana oficial é sexta-feira e sábado. Algumas empresas privadas menores só fecham às sextas-feiras.

Os departamentos governamentais abrem às 7h30 e fecham às 14h30. Os escritórios privados tendem a permanecer abertos por mais horas, voltando ao trabalho no final da tarde, depois de uma pausa prolongada ao meio do dia, enquanto outros abrem das 8h00 às 17h00.

Durante o Ramadã, a maior parte do trabalho é realizada nas primeiras horas da manhã ou muito mais tarde, à noitinha, depois de quebrar o jejum do dia (ao pôr-do-sol).


LÍNGUA

Embora o árabe seja a língua oficial, o inglês é amplamente utilizado nas transações comerciais.


VESTUÁRIO

Se vista de maneira conservadora. Homens devem usar terno e gravata. Mulheres devem usar roupas que cubram braços e pernas. Evite agendar reuniões durante os horários de reza ou feriados muçulmanos.


ESTABELECIMENTO DE NEGÓCIO


Para se abrir uma empresa nos EAU pelo menos 51% de seu negócio deve ser de propriedade de um cidadão dos EAU. Estabelecer esse tipo de parceria é o melhor e mais fácil caminho para se estabelecer um negócio nos EAU.

Todos os negócios sejam de natureza industrial, profissional, comercial ou de serviços, requerem licenças. Os procedimentos de licenciamento variam de emirado para emirado e a informação relevante pode ser solicitada às respectivas Câmaras de Comércio.

EXPORTANDO PARA OS EAU

Exportar para os EAU é um processo bastante fácil. Basta encontrar um importador ou um agente/distribuidor no país. É importante entender que a empresa importadora ou distribuidora nos EAU deve ter 100% de capital nacional ou no mínimo 51%, no caso de empresas de capital estrangeiro. O Ministério da Economia possui registros de agentes locais.

 
CONHEÇA ABU DHABI
RADIO ABU DHABI ONLINE

HINO NACIONAL UAE
DUBAI
SHARJAH