P O L Í T I C A


O PRESIDENTE


Sua Alteza Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan, Governante de Abu Dhabi, foi eleito novo Presidente dos EAU no dia 3 de Novembro de 2004, tendo sucedido seu pai, Sua Alteza Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, falecido, que foi Presidente dos EAU de 1971 a 2004, de quem, como ele diz, aprendeu 'a necessidade da paciência e prudência em todas as coisas'.

Desde que se tornou Presidente dos EAU, Sua Alteza Sheikh Khalifa presidiu a uma importante reestruturação tanto do Governo Federal como do governo do Emirado de Abu Dhabi. A nomeação de um novo Gabinete em Fevereiro de 2006, com o Vice-Presidente e Governante do Dubai, Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, como Primeiro-Ministro, trouxe grandes alterações nas pastas ministeriais, em particular com a decisiva criação de novos ministérios dedicados à dinamização e modernização dos assuntos do governo, uma nova focalização no desenvolvimento comunitário e através do novo Ministério dos Assuntos do Conselho Nacional Federal (CNF), que constituiu um importante passo no sentido da reforma do processo político.

O Sheikh Khalifa percorreu também extensamente todos os EAU a fim de estudar as necessidades dos Emirados do Norte e, durante esse período, deu instruções para a construção de diversos projetos relacionados com a habitação, educação e serviços sociais.

O Sheikh Khalifa presidiu também as mudanças radicais no governo de Abu Dhabi, onde se prestou atenção especial a dois aspectos – melhoramentos em termos de eficiência e custo dos serviços oferecidos ao público e a abertura de grande parte da economia para facilitar o investimento privado delito e as parcerias público-privadas. Neste contexto, o Sheikh Khalifa acredita que chegou a altura para o governo, tanto local como federal, recuar no papel que desempenhou durante a fundação do estado e passar a concentrar-se nas áreas essenciais da responsabilidade do governo.

Embora sublinhando a necessidade de uma reestruturação nacional, não só em termos do governo como também da forma como os cidadãos dos EAU encaram os seus deveres para com a sociedade, o Presidente Sheikh Khalifa continuou simultaneamente a assegurar que o país prossiga uma política externa ativa.

Sua Alteza é também um firme incentivador do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), composto de seis membros, e acredita que o sucesso e realizações deste organismo reflitam o nível de entendimento alcançado entre os seus líderes. Esse incentivo foi reafirmado na cúpula do GCC de 2005, realizada em Abu Dhabi. O Sheikh Khalifa e os líderes dos outros Estados do GCC visitaram-se mutuamente inúmeras vezes, o que lhes ofereceu a oportunidade de discutir formas de o GCC continuar a se desenvolver assim como outras questões de importância regional.